ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO FRANCISCONE

ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO FRANCISCONE

quinta-feira, 10 de março de 2016

CENTRO DE ESTUDOS

 1º Centro de Estudos de 2016



A formação do professor é fator imprescindível para que a escola consiga alcançar melhores resultados, uma vez que o professor pode adotar em sua prática cotidiana uma postura que deverá auxiliar o aluno no desenvolvimento de um processo reflexivo.

Na atualidade é exigido do professor que ele pesquise e contribua para a construção de um projeto político pedagógico, teorize as práticas, tornando-as inovadoras; atualize-se permanentemente; e que maneje a instrumentalização eletrônica. A formação de professores esta intrinsecamente ligada a pesquisa, já que é através de uma análise crítica da sua prática que o professor toma consciência de dimensões e questões anteriormente ignoradas. Ele deve ter tempo para se dedicar a pesquisa, pois dessa forma ele estará construindo novos saberes.
Este momento permite aos professores  encontrar alternativas para aperfeiçoar e melhorar suas práticas pedagógicas. Ao investigar no espaço da própria prática, o professor pode apresentar a possibilidade de vivenciar o exercício reflexivo. Assim, a prática exercida no espaço da sala de aula e a pesquisa que dela pode emergir, ao acontecerem simultaneamente, interagem-se fazendo surgir uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. O professor pode fazer do seu trabalho em sala um espaço de transformação enquanto sujeito que não reproduz apenas, mas que produz seu conhecimento através de uma reflexão crítica.E visando este fazer pedagógico toda equipe se fez presente ao primeiro centro de estudos da U.E Ernesto Francisconi . 



 Café Pedagógico












Nenhum comentário:

Postar um comentário