A formação do professor é fator imprescindível para que a escola consiga alcançar melhores resultados, uma vez que o professor pode adotar em sua prática cotidiana uma postura que deverá auxiliar o aluno no desenvolvimento de um processo reflexivo.
Na atualidade é exigido do professor que ele pesquise e contribua para a construção de um projeto político pedagógico, teorize as práticas, tornando-as inovadoras; atualize-se permanentemente; e que maneje a instrumentalização eletrônica. A formação de professores esta intrinsecamente ligada a pesquisa, já que é através de uma análise crítica da sua prática que o professor toma consciência de dimensões e questões anteriormente ignoradas. Ele deve ter tempo para se dedicar a pesquisa, pois dessa forma ele estará construindo novos saberes.
Este momento permite aos professores encontrar alternativas para aperfeiçoar e melhorar suas práticas pedagógicas. Ao investigar no espaço da própria prática, o professor pode apresentar a possibilidade de vivenciar o exercício reflexivo. Assim, a prática exercida no espaço da sala de aula e a pesquisa que dela pode emergir, ao acontecerem simultaneamente, interagem-se fazendo surgir uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. O professor pode fazer do seu trabalho em sala um espaço de transformação enquanto sujeito que não reproduz apenas, mas que produz seu conhecimento através de uma reflexão crítica.E visando este fazer pedagógico toda equipe se fez presente ao primeiro centro de estudos da U.E Ernesto Francisconi .
O dia da mulher é comemorado em 8 de março, em todo o mundo.rancas, pardas, negras, não importa a cor, todas são especiais e devem ser lembradas.
Exatamente no dia 8 de março do ano de 1857 aconteceu uma grande tragédia, as mulheres estavam entrando no mercado de trabalho e eram muito exploradas tendo que trabalhar 16 horas por dia e recebiam pouquíssimo, comparando ao salário do homem, as mulheres recebiam um terço do salário deles. Isso gerou indignação em mulheres de certa fábrica, as mulheres resolveram fazer uma greve para que fosse diminuída a carga horária para dez horas e que tivesse um aumento salarial. Diante desta situação a direção da fábrica decidiu trancar as 130 mulheres na fábrica e ateou fogo, nenhuma mulher sobreviveu, elas morreram tentando conseguir seus direitos. Por isso o dia 8 de março é para homenagear as mulheres, tanto as mulheres que morreram naquela tragédia e também as mulheres que vivem atualmente, conquistando cada vez mais o seu espaço na sociedade e conseguindo ser tão valorizada quanto o homem.
As turmas 1501( professora Fátima) e 1502 (professora Dayse) homenageando as mulheres com a Poesia Ser Mulher.... ( autoria desconhecida)
A coordenadora Debora ,juntamente com alunas da turma 1402(professora Jaqueline) , apresentando a comunidade escolar o motivo da criação e celebração do Dia da Mulher.
Parte da equipe de Professores que sempre engajados com seu compromisso com a Educação promovem estes momentos de sucesso!
Professoras da esquerda para direita:
Marizete (EI), Fabrícia(1101),Cátia (1102), Renata(1202) e Nazareth(1201)
Turmas 1201 e 1202 em apresentação que destaca o valor da atuação da mulher na sociedade moderna.
Comunidade Escolar participando da homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
Diante da atual ameaça que se tornou o mosquito é preciso conscientizar os alunos e a comunidade local do combate ao Aedes Aegypti e sua mobilização para alcançar a erradicação dessa ameaça.E para promover e permitir esta participação da comunidade escolar , na semana de mobilização contra o Aedes Aegypti, nossa escola em movimento abordou o tema com:
Seminários;
Apresentação teatral
Jogral
Paródias
Jornal da Comunidade Ao vivo!
e com o momento Fica a dica, onde alunos destacavam os cuidados que devemos ter na nossa casa, bairro e cidade!
As turmas da s Professoras Dayse e Fátima realizaram seminário sobre o mosquito e as doenças por ele transmitida e os cuidados diários que devemos ter:
As turmas da Profª Norma ,1601 e 1602 juntamente com o 5º ano das professoras Fátima e Dayse apresentaram a Paródia do hit gordinho Gostoso, onde as crianças adaptaram a letra para a atenção devida da sociedade no combate ao mosquito que tem provocado tantos males em nossa saúde.
Também tivemos uma apresentação teatral das turmas de 4º ano ,professoras Jaqueline e Aziene para as turmas de Educação Infantil, onde contava a história de Ana, uma menininha que acabou ficando com Zika porque seus responsáveis deixavam água parada nos vasinhos de plantas da sua casa. E em parceria com o Cras também tivemos a abordagem deste tema com teatro de fantoches.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Para dialogar com este momento da nossa cidade, onde estaremos sediando as Olimpíadas, propomos dar continuidade ao resgate da história do RIO de JANEIRO. Através do nosso projeto "Rio Cidade Olímpica, Vamos o Mundo é Nosso!" que também nos permitirá refletir sobre: cidadania,justiça,igualdade,imparcialidade,globalização,solidariedade,saúde e cultura de forma a motivar formação e transformação enquanto sujeitos que somos,levando para vida e para nossa relação com o mundo todo o aprendizado construído.
Convidamos toda a comunidade escolar e os internautas a nos acompanhar nesta caminhada ... Todos por uma Educação de Qualidade!
18 de abril: Nasce Monteiro Lobato...nasce o Livro Infantil!
Foi, sem duvida, um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX, especialmente pelas obras infantis e personagens que marcaram a infância de várias gerações. Quem não conhece a Emilia, a Narizinho, o Visconde de Sabugosa e tantos outros personagens antológicos que viviam no "Sítio de Pica-pau Amarelo" e invadiram a imaginação das crianças.
Seu desejo de "fazer livros onde as crianças possam morar" foi realizado, e, seus personagens ficaram íntimos de quase todos os brasileiros que sabem ler. Seus livros foram lidos na infância, mas suas histórias moram na memória de todos nós.
Frase celebre tudo o que pensamos: "Um país se faz com homens e livros"
Tem
muita vida que nasce de um ovo, não tem? Tem ovo com vida de passarinho dentro,
ovo com vida de pintinho, ovo com vida de lagartixa, ovo com vida de cobra...
Tem ovo de todo tamanho e vida de todos os jeitos...
Mas o
que será que nasce de um ovo de Páscoa? Isso eu não sabia e fui perguntar à
Dona Galinha.
- Ó
Dona Galinha, a senhora que é especialista em ovo, me diga uma coisa: o que
nasce de um ovo de
Páscoa?
Dona Galinha, muito despeitada com a concorrência das
coelhinhas, cacarejou:
-Não nasce nada, minha filha! É ovo gorado, ovo falso, falsificado! Maluquices
dessas coelhas de hoje em dia. Eu nunca ouvi dizer que uma coelha soubesse por
ovos, chocar e tudo! Ovo que se preze tem pintinho dentro!
O galo
apareceu e eu saí depressinha do terreiro. Fui andando por ali e por aqui, até
que encontrei numa árvore a Dona Coruja. Repeti a minha pergunta:
-Ó Dona
Coruja, a senhora me diga, por favor: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
Dona
Coruja deu uma risadinha superior, esbugalhou bem os olhos e falou:
-É
claro que nascem corujinhas. As corujinhas, como todo mundo sabe, são os
animais mais bonitos do mundo! Os meus filhos são muito inteligentes, muito...
Deixei
Dona Coruja se elogiando sozinha e fui em frente, no meu caminho. E no meu
caminho tinha uma cobra. Eu fui logo perguntando:
-Ó Dona
Cobra, me diga, se possível for: o que é que nasce de um ovo de Páscoa?
-Cobrinhas,
ora...
E
continuou serpenteando o seu caminho.
E eu
fiquei ali, debaixo daquela outra árvore, chocando os meus pensamentos. Até que
nasceu na minha cabeça a idéia de procurar Dona Coelha. Afinal, ela devia saber
tudo sobre ovos de Páscoa.
Fui
andando por aqui e por ali, até que encontrei a sua casinha.
A casa
de Dona Coelha mais parecia um formigueiro! Tinha coelhinhos de todos os
tamanhos, cores e idades. Todos fazendo ovos de Páscoa. Dona Coelha mexia um
tacho num fogão de lenha, cantando uma musiquinha, e os coelhos repetiam o
refrão:
Meu
limão, meu limoeiro,/meu pé de jacarandá,/ uma vez tindo-lê-lê,/ outra vez
tindo-lá-lá...
Pedindo
licença, fui passando no meio dos coelhinhos até que cheguei perto de Dona
Coelha e fui logo falando da minha dúvida.
-Desculpe
Dona Coelha, eu andei por aí perguntando o que nasce de um ovo de Páscoa, e
ninguém soube me responder direito até agora. Dona Galinha disse que não nascia
nada. Dona Coruja disse que nasciam corujinhas. Dona Cobra, cobrinhas. Eu não
estou entendendo mais nada. Nunca ouvi dizer que tivesse cobras dentro de um
ovo de Páscoa! Elas estão brincando comigo, não estão?
Dona
Coelha sorriu:
-Cada
pessoa põe no seu ovo de Páscoa um pouquinho da sua vida. Ovo de coruja vira
coruja. Ovo de cobra vira cobra, ovo de lagartixa vira lagartixa... É preciso
tomar muito cuidado com o que se põe dentro dos ovos de Páscoa.
Eu
continuava sem entender nada. Mas Dona Coelha continuou explicando:
-O que
a pessoa colocar dentro do ovo de Páscoa nasce. Nasce a amizade, nasce carinho,
nasce esperança, nasce felicidade...
Dona
Coelha e sua imensa família continuaram cantando felizes quando eu saí de lá
carregada de ovos de Páscoa.
E sabe
o que aconteceu quando eu cheguei em casa? Não sabe?
Peguei
os meus cartões de Páscoa para mandar junto com os ovos para os meus
amigos. E fui escrevendo tudo o que eu sentia que estava nascendo no
meu coração para cada um deles.
Nasceu
à esperança de um futuro lindo para Pedro, o desejo de uma vida cheia de paz
para Madalena...
Pendurei
os cartões nos ovos de Páscoa e me pareceu que cada ovo brilhava cheio de vida!
Durante toda semana desenvolvemos atividades voltadas para a Páscoa onde trabalhamos temas importantes como ressurreição, Paz, Amor, Perdão, Solidariedade e tantos outros.
Nossos alunos fizeram várias produções sobre a Páscoa...
Fizemos murais ...
No dia de nossa Culminância, partilhamos do pão e do suco de uva com os nossos alunos, num elo de grande Amor e Solidariedade. Foram momentos de muita comunhão.
Todos estavam empolgados e as professoras Aline e Marli capricharam na arrumação dos coelhinhos...
Os coelhinhos ficaram lindos e todos estavam bem animados...
Chegou a hora tão esperada...
Tivemos a oportunidade de ouvir a professora Fátima do 4° Ano falando sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.
Tivemos também a leitura de uma linda poesia falando de ressurreição, esperança , perdão e muito mais.
E os responsáveis leram juntos...
A Professora Angela , que estará acompanhando nossa escola no Projeto Escola em Foco, também participou trazendo uma mensagem aos pais...
Em uma só voz , os alunos do 5° , 6° Ano e Projeto , transformaram o questionário abaixo, em uma linda oração!
Apresentação do 5° e 6° Ano Experimental
1) O que Jesus veio
fazer neste mundo?
Veio buscar e salvar o que se havia
perdido. Deus enviou seu filho ao mundo para que o mundo fosse salvo por Ele.
2) Por que Jesus
morreu na cruz?
Ele morreu na cruz para que fôssemos
libertos de nossos pecados. Ele morreu por mim e por você. Cristo morreu por
nós, sendo nós ainda pecadores, para que pudéssemos ser livres do pecado.
3) Com que fomos
livres dos nossos pecados?
Não foi com prata nem ouro, mas com o
precioso sangue de Jesus derramado na cruz do calvário.
4) Por que Deus
deixou que seu filho fosse crucificado?
Para remir e purificar para si um
povo especial, zeloso e de boas obras.
5) Jesus foi
crucificado e morto. Onde Ele está?
Ele está vivo no meio de nós. Ele
ressurgiu dentre os mortos e nos disse: Eis que sobre vós envio a promessa de
meu pai, ficai aqui, até que do alto sejais revestido de poder. Se com nossos lábios confessarmos o nome de
Jesus, seremos salvos e Ele passará a morar dentro de nós. Aleluia!
As turminhas do 3° e 4° Ano falaram sobre os símbolos da Páscoa...
Agora chegou a hora do 1° e 2° Ano fazerem a sua apresentação com a música "Páscoa" ...
A Educação Infantil também participou...
Alessandra Borges, nossa diretora, também se vestiu a caráter...
Tivemos a apresentação de um lindo vídeo...
E finalmente, terminamos a nossa festa com um grande momento de comunhão com a prece do PAI NOSSO.